- "A mais breve, mais clara e mais coerente definição li-a num livrinho de Indra Kupferschmid: O que é a tipografia? Existem apenas 3 métodos de fazer letras - escrevê-las, desenhá-las ou produzí-las graficamente."; (Heitlinger, 2006: 11)
- "A tipografia surgiu como a arte de escrever e imprimir a partir do tipo móvel. (...) A tipografia é considerada uma das maiores revoluções ocorridas no mundo ocidental (...)."; (Fonseca, 2008: 15)
- A origem do nome -" A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente."; (wikipedia.pt)
Um pouquito de História - As origens
- Apesar de as teorias sobre o surgimento da escrita serem variadas e não haver ainda um consenso por parte dos cientistas, a maioria dessas teorias concorda que esta advém dos pictogramas (figuras que representam um conceito ou objecto) e que, a uma dada altura, estes foram-se estruturando como "uma linguagemde símbolos fonéticos". A diferença aqui é a significante passagem de um sistema somente pictórico para um sistema fonético que se baseia no registo escrito do som falado de uma palavra.
- As origens da escrita remontam a tempos muito distantes - os primeiros sistemas de escrita de que se tem conhecimento datam de 3200 a.C., na Mesopotâmia; os hieróglifos, nascidos no Egipto, apareceram por volta de 3000 a.C.; na China, os antecedentes do sistema de escrita desenvolveram-se em cerca de1600 a.C. e na Índia, por volta de 1500 a.C., nasceu o sânscrito. No entanto, esta crença generalizada sobre quando apareceu a escrita pode mudar - foram encontradas inscrições em urnas funerárias, numa região da China, que podem contituir exemplos de escrita em forma de sinais ainda não decifrados, datados de 7000 a 5800 a.C.; (Fonseca, 2008)
Acho, também, que seria interessante referenciar rapidamente a subtil relação existente entre a tipografia e a poesia visual.
- "Desde a mais recuada antiguidade que a imagem está intimamente vinculada no mundo da literatura" (Figueres e Seabra, 1977: 7);
- O que é, mesmo, a poesia visual?
- "A representação é simples: uma imagem que pode ser acompanhada de um texto - palavras com conteúdo semântico - ou um anagrama identificável em todo o mundo (...)". (Figueres e Seabra, 1977: 36)
Bibliografia
- HEITLINGER, Paulo, Tipografia - Origens, formas e usos das letras, Dinalivro, Lisboa, 2006;
- FONSECA, Joaquim da, tipografia & design gráfico, Bookman, São Paulo, 2008;
- FIGUERES, Josep M. e SEABRA, Manuel de, antologia da poesia visual europeia, Editorial Futura, Lisboa, 1977;
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipografia (Acedido em 28-03-11);
Sem comentários:
Enviar um comentário